
Na década de 80, o Porto foi palco de uma revolução “hertziana” profundamente transformadora: surgiram as Rádios Livres. No Porto, uma cidade de carácter forte e fiel aos seus princípios, com uma história anterior à fundação do próprio país e com uma forte tradição de inovação e criatividade, o fenómeno do FM ganhou contornos particularmente intensos, num ambiente de autêntica efervescência e ebulição social e cultural, onde as rádios livres estavam ligadas a novos locais, a novas estéticas, nos espetáculos de teatro, cinema, festivais de cinema ou concertos ao vivo, vistos hoje como símbolos de liberdade, irreverência e experimentação.
Nesta tarde especial, e no último dia da exposição Uma Viagem pelo Asfalto. O Rock no Porto nos anos 80, evocamos esse espírito livre, com a partilha de memórias e a audição de excertos de (quase) todas as rádios livres do Porto, com João Costa e José Martins.
A entrada é livre!
Este evento está integrado no programa paralelo da exposição Uma viagem pelo asfalto. O rock no Porto nos anos oitenta, patente na Casa Comum da Reitoria da U.Porto até ao dia 22 de novembro de 2025.